Sopa de grão de bico, com linguiça, azeite apimentado e mostarda dijon

Vocês sabem que os vídeos sempre têm papel principal nos meus posts. Porém, neste caso, como a receita é muito boa, recomendo que leiam-na antes, e vejam o video depois!

Já repeti esta receita algumas vezes, apenas alterando a quantidade dos azeites, para entender como eles se comportam sob pressão. Minhas percepções estão detalhadas no ‘modus operandi’ do prato.

Ingredientes
– 1 cebola roxa média picada
– 1 dente de alho picado
– 1 linguiça
– 1/2 caldo de legumes do alex atala
– 1/2 saco de grão de bico
– azeite apimentado
– azeite tradicional
– mostarda dijon

Modo de fazer
Deixe o grão de bico por, pelo menos, umas 2 horas, em processo de hidratação… sob a água.
Refogue a cebola roxa média picada no mix de azeites. A quantidade de cada azeite depende da sua receptividade à pimenta: já fiz essa sopa com 100% de azeite picante e ficou muito boa, mas isso porque sou ultré-receptivo à pimenta, mas acho que um fraco não gostaria muito. Enfim, recomendo pelo menos 50% de azeite picante.
Quando a cebola começar a trocar de cor, coloque a linguiça cortada em pedaços grandes. ISSO É MUITO IMPORTANTE!!!
Quando a linguiça começar a mudar de cor, coloque o grão de bico, o caldo de legumes, o alho e água. Por se tratar de uma sopa, coloca bastante água… e deixe por cerca de 40 minutos.
Abra a panela, depois, obviamente, de tirar a pressão da mesma, com uma escumadeira, retire todos os pedaços de linguiça (entenderam pq é importante deixar pedaços grandes?) e analise o grau de dureza do grão de bico. Se estiver muito duro, deixe mais tempo na pressão, coloca mais água, ou não, e tal… Tudo isso com a linguiça fora da panela, reservada. Repita o processo até que você sinta que o grão de bico está demi-mole, ou, repita este processo O QUANTO BASTE.
Qdo o grão de bico ficar al-dente, pegue um mixer, daqueles que pica tudo, e dá uma picada generalizada dentro da panela, pra triturar os granos de bico demi-moles e formar a pasta, que nesse caso, terá a densidade de uma sopa.
Pique um pouco mais as linguiças que estavam reservadas e retorne-as para a panela. Aqueça um pouco e boa, tá pronto.
Recomendo que cada um coloque a mostarda dijon direto no seu respectivo prato, juntamente com um queijinho ralado que, em sopas, salva vidas!

Como vocês puderam perceber, mesmo tendo repetido diversas vezes a receita, nesta vez, esqueci a maldita panela de pressão no forno e o a sopa queimou. Acho, eu disse acho, que coloquei pouca água também. Só sei que, quando senti o cheiro, os 40 minutos já tinham passados há uns 500 minutos.

Mas como vocês sabem, aqui vai pro ar tudo: certo, errado, bom ou ruim.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: